APRESENTAÇÃO
O Curso de História da Universidade Estadual Vale do Acaraú obteve autorização para funcionamento através do Parecer CNE 572/60 e pelo Decreto n. 49.878 de 11 de janeiro de 1961 (DOU de 17/01/61). Seu reconhecimento enquanto Licenciatura Plena realizou-se através do Parecer CFE 324/71 (DOC.126, p. 185), Decreto 68.855 de 02 de julho de 1971 (DOU de 06/07/71), momento em que ainda funcionava na Faculdade de Filosofia Dom José, agregada à Universidade Federal do Ceará. Funciona exclusivamente no regime regular de aulas, turno noturno, e compõe o Centro de Ciências Humanas, juntamente com os cursos de Geografia e de Ciências Sociais, nas dependências do Campus III da UVA, no bairro do Junco, na cidade de Sobral.
Da sua abertura até 1996, o curso viveu três reformulações curriculares. Em 1996, se iniciaria um processo de mudanças profundas em sua política pedagógica e no seu modo de inserção nos debates historiográficos. Tendo à frente o Prof. Gabriel Assis Araújo Vasconcelos, o colegiado do Curso de História decidiu incorporar a pesquisa no currículo da licenciatura por meio da instituição da monografia como trabalho obrigatório a ser apresentado pelos alunos ao final do oitavo período. Dentre outros, os principais objetivos então enunciados na “Proposta de Reestruturação Curricular” consistiam em: “permitir o desenvolvimento da habilidade para trabalho monográfico como forma de ensaio na produção do conhecimento científico; (...) estimular a produção monográfica sobre a história regional; promover a formação de professores/pesquisadores em história; atuar em projetos quer de pesquisa, quer de ensino e extensão interdisciplinares”.
Importante ressaltar que, na última década, a universidade passou por significativa expansão e renovação de seu quadro docente, não apenas com a realização dos concursos públicos de 1994, 1998 e 2002, quando foram incorporados à instituição jovens recém-mestres, como, principalmente, pela qualificação por que passou considerável número de professores, na medida em que desenvolveram e concluíram, ao longo dos últimos dez anos, seus cursos de mestrado e doutorado em diversos programas de pós-graduação no país.
JUSTIFICATIVA
O Curso de História da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, no período de 1996 até 2009, recebeu e/ou qualificou dez professores com mestrado e doutorado (dentre os quais três realizando doutorado e três professores já com doutorado concluído), expressando investimento na formação de professores devidamente qualificados para a formação docente. Atualmente, possui 14 (quatorze) professores: 10 (dez) efetivos e 02 (dois) substitutos; fatores que o habilitam a propor sua integração no Programa emergencial de Formação de Professores de Escolas Públicas, através do Programa de Formação Pedagógica – PREFOP.
Vale ressaltar que o curso mantem em atividade turmas de Especialização em Teoria e Metodologia da História e História do Ceará, expressando a preocupação do colegiado com uma formação continuada dos alunos recém-saídos da licenciatura. Voltado para o eixo-temático História Social e Cultura, pretendendo orientar os novos profissionais para o reconhecimento e a valorização das suas realidades regionais, durante seu trabalho de professores, na medida em que discutem temas ligados ao cotidiano dos lugares nos quais estão inseridos.
É necessário considerar que, na construção do Projeto Político-Pedagógico do Curso de História, foram observados alguns pontos norteadores: análise e problematização de realidades históricas contemporâneas, a construção de um saber historiográfico para a docência e para a pesquisa orientado para o diálogo entre presente e passado, bem como a valorização da interdisciplinaridade e da indissociabilidade entre ensino e pesquisa na formação dos futuros docentes.
Assim, o que se sugere neste Projeto são as seguintes referências:
- Organização de conteúdos que respondam às necessidades específicas para a formação do profissional licenciado em História, os conteúdos histórico/historiográficos que discutam os recortes espaço-temporais, de modo a preservar as singularidades do saber histórico e contemplar a produção e a difusão do conhecimento, reconhecendo diferentes nuances e concepções teórico-metodológicas;
- Flexibilização do currículo da licenciatura com a promoção do diálogo interdisciplinar e da dimensão prática a ser trabalhada permanentemente no interior de todas as áreas, no âmbito de disciplinas e no âmbito de laboratórios com carga horária extra-sala de aula, nos estágios supervisionados, ou mesmo nas atividades acadêmico-científico-culturais, com vistas à aplicação num contexto social mais amplo e na perspectiva didática de atuação do futuro profissional;
- Composição de conteúdos e instrumental que vislumbrem as diferentes demandas sociais da área, tais como: área de formação pedagógica, fundamentos de prática de arquivos, noções de educação patrimonial, formulação e condução de projetos nas escolas; avaliação e produção de linguagens e materiais didáticos variados, necessariamente acompanhados de laboratórios e/ou estágios supervisionados.
OBJETIVOS
Geral
Formar professores no nível superior para as disciplinas que integram os quatros anos finais do Ensino Fundamental, Médio e a educação profissional em nível médio.Específicos:
- Apresentar espaços e perspectivas da atuação do profissional licenciado em História;- Inventariar e debater temas e teorias do conhecimento histórico desenvolvidos a partir do século XIX e ao longo do século XX, em articulação com o debate historiográfico contemporâneo;
- Estimular exercícios de leitura e escrita críticas, bem como de exposições orais, com vistas às práticas de pesquisa e ensino da História;
- Promover diálogos interdisciplinares que ampliem os horizontes de reflexão histórica e permitam instrumentalizar a atuação do profissional nos novos campos de atividades;
- Organizar discussões e práticas que capacitem o profissional a desenvolver atividades no âmbito da preservação do patrimônio histórico, dos mais diferentes acervos documentais e da gestão de atividades culturais.
PERFIL DOS FORMANDOS, ÁREAS DE ATUAÇÃO
O profissional atendido pelo Programa deverá estar capacitado para o magistério na área de História. Desta forma, as competências e habilidades que se pretende desenvolver com os alunos em sua formação no Curso de História da UVA consistem em:
- Dominar a construção de saberes coadunados aos trabalhos com as fontes primárias e secundárias;
- Desenvolver procedimentos de leitura, análise e interpretação de materiais de ensino e de pesquisa;
- Conhecer os processos de investigação e dominar as diferentes concepções teóricas e metodológicas que norteiam as análises historiográficas;
- Identificar as diferentes experiências históricas e os seus sujeitos, para discutir as articulações entre tempos históricos, espaços sociais e culturas;
- Realizar o diálogo entre a História e outras áreas do saber, identificando as diferentes especificidades e incorporando novas contribuições;
- Dominar o conhecimento pedagógico, incorporando experiências de crianças, jovens e adultos em diferentes culturas e experiências;
- Compreender a articulação entre sociedade e escola como fundamental no processo de construção, difusão e transformação de experiências e saberes;
- Difundir e criar oportunidades de acesso, para diferentes comunidades, a materiais de pesquisa e à produção desenvolvida no âmbito da universidade e da escola.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Para corresponder às competências e habilidades que se deseja para o profissional de História formado pela Universidade Estadual Vale do Acaraú e aos objetivos elencados neste Projeto, em conformidade com as orientações constantes na legislação, como observamos, por exemplo, no texto do Parecer CNE/CES 583/2001, esta matriz curricular norteia-se pelos seguintes princípios: estímulo à flexibilidade curricular; abertura para o reconhecimento, para o diálogo e o confronto entre diferentes concepções de conhecimento e correntes historiográficas, de maneira a definir uma inserção no debate científico contemporâneo; abertura para o diálogo com outras áreas de saber, na defesa da prática interdisciplinar; diversificação de caminhos de acesso a linguagens utilizadas na produção de conhecimento; valorização da autonomia do aluno na composição de seus espaços de formação; articulação entre diferentes e simultâneas dimensões do currículo: a dimensão específica, a dimensão pedagógica e a dimensão prática (práticas de ensino, estágios supervisionados, laboratórios, práticas de pesquisa e prática de arquivo, por exemplo), de modo a desenvolver e fortalecer o vínculo entre universidade, escola e outros espaços de atuação profissional.
Portanto, a estrutura curricular que apresentamos a seguir pretende traduzir os seguintes objetivos:
- Estimular práticas de estudo independentes, visando uma progressiva autonomia profissional e intelectual do aluno, ofertando atividades semestrais que possibilitem uma articulação entre todas as dimensões do currículo: conteúdos científico-culturais, conteúdos de formação pedagógica, prática como componente curricular, estágio supervisionado e atividades complementares (acadêmico-científico-culturais);
- Favorecer, por meio do diálogo atento e constante entre professores, alunos e coordenação, no desenvolvimento das atividades acima mencionadas, a conclusão do curso por parte dos formandos, no tempo mínimo necessário para a realização de sua graduação plena, evitando o prolongamento desnecessário do curso de graduação;
- Incentivar uma sólida formação geral em articulação com uma também sólida formação específica para o exercício da profissão de professor e de pesquisador na área de História, de modo que o futuro graduado possa reconhecer e superar os novos desafios que se colocam para sua área de atuação no tocante à educação para o exercício da cidadania, para a construção de práticas de preservação de memória e de educação da sociedade no lidar com seus patrimônios históricos, na organização institucional de arquivos e na inserção da escola em todos esses segmentos;
- Apresentar espaços e perspectivas de atuação do profissional de História, encorajando o reconhecimento de conhecimentos, habilidades e competências para além da universidade, na direção de valorizar uma prática de atuação em Escolas, Museus, Arquivos, Escolas de Ofícios, Associações Comunitárias, Entidades de Classe, de modo a desenvolver-se como um profissional que verdadeiramente valorize a articulação entre ensino, pesquisa e extensão;
- Fortalecer a articulação da teoria com a prática, valorizando a pesquisa individual e coletiva, assim como os estágios e a participação em atividades de extensão, buscando a atuação mencionada acima.